PorkWorld - O Mega Portal da Bovinocultura de Corte Brasileira

Manejo “Nada nas Mãos” será destaque do GERAR CORTE em Cuiabá

Encontro vai ser realizado nos dias 4 e 5 de agosto, na capital mato-grossense, discutindo o conceito com técnicos, pecuaristas e especialistas em bem-estar animal...

Terça-feira, 1 de Agosto de 2017 às 22h41

Manejo “Nada nas Mãos” será destaque do GERAR CORTE em Cuiabá

Na próxima reunião do GERAR CORTE 2017 (a terceira de um total de sete programadas para este ano), a ser realizada nos dias 4 e 5 de agosto, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá (MT), os integrantes do Grupo e demais convidados terão a oportunidade de debater e trocar experiências sobre reprodução, manejo racional e muitos outros temas. "Além de apresentarmos os dados nacionais e regionais de IATF e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) do GERAR CORTE referentes à última estação de monta, teremos a presença de palestrantes especializados, entre os quais Paulo Loureiro e o norte-americano Tom Noffsing, o mentor da técnica Nada nas Mãos”, destaca Mauro Meneghetti, Gerente da Linha de Cria – Bovinos da Zoetis, empresa incentivadora e apoiadora do GERAR. Nada nas Mãos é o nome de uma técnica de bem-estar animal cada vez mais difundida no mundo, e que chegou ao Brasil pelas mãos do médico veterinário Paulo Loureiro, especialista e entusiasta do conceito, que consiste no manejo do gado sem a necessidade de tocá-lo, ou seja, com “nada nas mãos”. A técnica apostaunicamente na interação entre homem e animal por meio da “linguagem corporal”, como olhar, gestos, movimentos com o corpo, posicionamento, entre outras maneiras, visando reduzir o estresse do animal.  

Paulo Loureiro é pesquisador da Zoetis nos Estados Unidos e vem contribuindo para a difusão da técnica pelo mundo, incluindo o Brasil. Para isso, conta com o apoio da médica veterinária Adriane Zart, consultora da PersonalPec, de Campo Grande, que também estará presente como palestrante na reunião de Cuiabá. “Adriane foi treinada por Loureiro e tem aplicado com sucesso este manejo em muitas fazendas brasileiras”, conta Meneghetti. No primeiro dia de palestra, aberta às 13h30 por Angelo Melo, Diretor da Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Zoetis Brasil, os palestrantes Paulo Loureiro, Tom Noffsing e Adriane Zart serão os protagonistas da reunião do GERAR-MT, que terminará com um debate entre eles e os cerca de 130 convidados, entre técnicos do Grupo, pecuaristas e funcionários de campo da Zoetis. No dia seguinte, será a vez do médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o “professor Zequinha”, da FMVZ-UNESP Botucatu-SP, apresentar ao público os relatórios do GERAR CORTE nacional e regional, este com informações exclusivas de técnicos que atuam no Mato Grosso. “Acredito que o maior beneficiário dos encontros anuais de técnicos do GERAR é o pecuarista, que recebe, por meio dos veterinários do Grupo, orientações atualizadas que permitem aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho, resultando em maior produtividade nas suas fazendas", afirma o professor Zequinha. 

Dados nacionais – Na última temporada, o GERAR CORTE contabilizou nacionalmente 1.027.266 de protocolos de IATF, o que representou um crescimento de 25% sobre os dados de inseminações recebidos pelo Grupo na estação de monta anterior (824.486). Considerando o número geral de inseminações em tempo fixo, a taxa de prenhez média na estação de monta 2016/2017 alcançou 51%, perfazendo um total de 524.256 vacas gestantes. Desde 2007, o GERAR CORTE acumula um banco de dados de 3.972.878 informações de IATF.

Dados regionais – Os técnicos que trabalham em fazendas do Mato Grosso coletaram 274,7 mil dados de IATF na última estação de monta, o que significou crescimento de 26% sobre a quantidade registrada na temporada anterior (216,9 mil). A taxa média de prenhez à primeira IATF do GERAR-MT ficou em 51,1%, praticamente a mesma da média nacional. 

Outros palestrantes – O segundo dia de evento também abrirá espaço para outros palestrantes, entre eles, o consultor Marcelo Pimenta, da Exagro, que vai discorrer sobre “Cria: Como não ficar refém do ciclo pecuário” e o médico veterinário Carlos Fernandes, da Biotran - Alfenas/MG, que apresentará o tema “Uso da Ultrassonografia Doppler em Programas Reprodutivos”.

SERVIÇO 

Reunião: GERAR CORTE MT

Data: 04 e 05 de agosto

Local: Hotel Gran Odara (Av. Miguel Sutil, 8.344, Ribeirão da Ponte, Cuiabá, MT).

Próximas reuniões – Depois do encontro em Cuiabá, o GERAR CORTE 2017 volta a promover reunião nos dias 10 a 12 de agosto, em Pirapozinho (SP);25 a 27 de agosto, em Brasília (DF); 14 a 16 de setembro, em Imperatriz (MA); e 21 a 23 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

Sobre o GERAR CORTE - O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR. 

Sobre a Zoetis - Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com cerca de 9 mil funcionários. Em 2016, obteve faturamento de 4,9 bilhões de dólares. Para mais informações, acesse www.zoetis.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receba FREE a Revista on-line e a Newsletter Semanal
Ave World - O Mega Portal da Avicultura Brasileira